YouTube | Como realizar Transmissões Ao Vivo pela plataforma inChurch?

Criada por Administrador InChurch, Modificado em Thu, 30 Jun 2022 na (o) 11:56 AM por Emily Lima

Nesse artigo escrito pelo nosso Videomaker Igor Ferreira, você irá aprender em detalhes como configurar e realizar as Transmissões Ao Vivo pelo YouTube e como configurá-lo para transmitir no App da inChurch. Vamos lá?

Para realizar uma transmissão ao vivo via YouTube é necessário ter um ‘software’ de transmissão (Encoder) para fazer o envio do seu culto ao servidor da plataforma ou possuir uma conta com mais de 1.000 inscritos para que consiga fazer pelo celular.



Como configurar o Encoder?


O primeiro passo para configurar a ferramenta, é acessar a sala de transmissão ao vivo do seu canal do YouTube, o Modo Clássico é uma maneira mais fácil de configurar a transmissão e é como irei explicar no passo a passo a seguir.



Passo 1 - Na tela inicial do seu canal, você irá clicar no ícone indicado na imagem abaixo.



Passo 2 - Logo após irá clicar em Transmitir ao Vivo para abrir as opções de transmissão:


Passo 3 - Após abrir a sala de opções do ao vivo, você irá notar diversas opções para iniciar sua transmissão. Nesse passo a passo iremos utilizar a opção do estúdio clássico, pois esse lhe dará acesso ao link de transmissão direta do seu canal. Clique na opção indicada na imagem a seguir. Clique aqui para ir direto para o Estúdio clássico do seu canal.



Passo 4 - Nesse passo você irá preencher os campos de imagem, título e descrição com as informações da sua transmissão ao vivo, observe na imagem a seguir.




Passo 5 - Tendo cumprido todos os passos anteriores, agora iremos para os mais importantes, iremos pegar o endereço para onde sua transmissão será enviada (URL do servidor) e a senha que esse sinal irá utilizar para entrar no seu canal (chave do stream), essas duas informações iremos utilizar no nosso software (Encoder).

DICA: a chave de transmissão irá mudar toda vez que fizer uma nova transmissão, então é importante gravar o caminho para copiar ela.



Passo 6 - Agora iremos abrir o nosso software de transmissão (iremos utilizar nesse passo a passo o OBS Studio, um software gratuito, caso queira instalar clique aqui) e configurar ele para enviar o sinal do meu culto para o youtube, para isso serão necessárias as informações coletadas no passo 5. Na tela inicial do OBS Studio clique em configurações, como na imagem a seguir.



Passo 7 - Clique em transmissões para configurarmos o software:


Neste passo iremos configurar essa área como na imagem a seguir e colar a chave de transmissão que adquirimos no passo 5.





Passo 8 - Aplique as configurações e prontoua transmissão ao vivo está configurada para o seu canal do youtube.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



E agora, como colocar essa transmissão no meu App e Site a inChurch?


Nos passos a seguir iremos mostrar como configurar a nossa plataforma para receber o sinal dessa transmissão que acabamos de configurar para ser exibida no App e Site da sua igreja:



Cadastrando Canais | Youtube


No momento não há mais criação diretamente de canal Multiplier em nosso painel. 



Saiba mais ? MultiplierApp: Veja o que mudou


Passo 1 - No painel inicial da plataforma da sua igreja, clique na opção “Ao Vivo” que se encontra na aba lateral esquerda, logo depois clique em “Canais”.




Passo 2 - Essa é a página onde os Canais da sua igreja serão configurados. Clique em "Criar Novo Canal" ou caso você já tenha criado, clique em cima dele para editar.





Passo 3 - Nesta página você irá preencher o nome do Canal, caso esteja em fase de criação (Canal dos Adolescentes em nossa demonstração):




No campo de Endereço URL do Youtube você deve inserir o link do canal da sua igreja no Youtube, seguindo o modelo informado no balãozinho que mostramos na imagem a seguir:



Para não ter dúvidas em como deve ser essa URL, acesse AQUI.



Após aplicar imagem e descrição, seu canal estará configurado!



Ou seja, para entrar ao vivo nesse canal é muito simples!


Basta marcar o botão de Está ao vivo agora? > Sim e o canal ficará Online.

OBS¹: 
Se você indicar que o canal está ao vivo no momento, nosso sistema já criará automaticamente uma Transmissão ao vivo com a data e horário que foi iniciada, e enquanto ela não acabar, aparecerá com status "Em andamento". Após finalizar, já mostrará a data e horário de início.

OBS²: Se você indicar que não está ao vivo no momento, será criado apenas o cadastro do canal.



Cadastrando Transmissões (Associada a um canal & Independente)



Passo 1 - Ainda no painel da sua igreja, clique na opção Ao Vivo que se encontra na aba lateral esquerda, logo depois clique em Transmissões. Nessa etapa, você poderá cadastrar e agendar diversas Transmissões.



Passo 2 - Clique em Criar Nova Transmissão.



Ao acessar a página, você deverá escolher um nome para a Transmissão e selecionar se deseja fazer uma transmissão associada a um canal ou independente.

Caso você deseje criar uma Transmissão Associada a um Canal, basta selecionar o botão Associada a um canal, preencher os campos indicados e associar a um canal previamente já criado.



O canal do Youtube só entra ao vivo de forma automática, se tiver uma transmissão associada. Caso não tenha uma transmissão associada, é necessário que o usuário acesse o canal no sistema e edite o canal sinalizando o Sim na opção Está ao vivo agora? 



Caso você deseje cadastrar uma Transmissão Independente, basta selecionar o botão Independente, preencher os campos indicados, e, no campo Endereço URL do Youtube você irá preencher com a URL do Vídeo, conforme o modelo indicado no balãozinho:

OBS¹: É importante se atentar ao horário que você irá cadastrar. Iremos iniciar a transmissão de acordo com o horário agendado.


OBS²: Oferecemos uma tolerância contando com a possibilidade de 15 minutos de atraso. Caso esse tempo de tolerância de 15 minutos seja ultrapassado, o sistema criará automaticamente, por segurança, uma nova transmissão neste novo horário de início.

OBS³: O contrário também é válido! Caso você entre ao vivo antes do horário programado, o sistema criará uma transmissão com este novo horário. Ao atingir o horário em que deveria ter de fato começado, nós iremos "desativar" a transmissão que foi criada, e passar a transmitir na que foi agendada. Isso não irá ocasionar nenhuma mudança na live, isso será uma alteração interna e automática do sistema.



Passo 3 - Agora salve e pronto! Sua transmissão ao vivo está configurada para aparecer na sua plataforma da inChurch.



Quer entender ainda mais sobre transmissões, e melhor, sobre como fazer uma boa transmissão? Clique AQUI! Você vai encontrar dicas de ferramentas, câmeras, tudo para aumentar a qualidade das suas LIVEs.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo